WATER fun
Num espaço já existente em que se tinham de manter as janelas e a localização e dimensão da porta, optei por criar zonas temáticas especificas para cada tipo de artigo, uma ilha central para o balção de vendas, os provadores, wc’s e uma zona privada para
funcionários.
Criem uma mesma linha decorativa em todas as zonas, mantendo a fluidez nos espaços e a coerência apelativa das cores e elementos incorporados.
No pavimento foi dado um tratamento em calda de cimento que o impermeabilizou e retirou as manchas existentes pelo desgaste. Foi aplicada uma técnica especifica que permitiu criar gradientes de cor. Ganhou um estilo contemporâneo e um ar fresco típico
das casas do sudoeste alentejano.
As janelas mantiveram-se as existentes tendo o alumínio sido pintados de azul escuro o mesmo utilizado para as aduelas das portas dos wc’s e da porta que dá acesso à zona reservada dos funcionários. Esta é composta por uma pequena mesa para fazer um
lanche, dois cacifos e um armário. O pavimento é em mosaico branco com pequenas pintas azuis escuras.
Os dois wc destinados ao público estão decorados de forma diferente. O das senhoras em tons de verde com plantas e madeiras e o wc dos homens em branco e azul escuro.
O portão frontal, de ferro, manteve-se, tendo sido aplicado vinil com uma estampagem a imitar madeira marítima em tons de azul, cinzento e castanho. O vinil foi aplicado por dentro e por fora. A porta manteve-se deslizante e como a sua dimensão é grande torna-se bastante apelativa uma vez que aberta permite uma ampla visualização do interior da loja.
As paredes do antigo armazém ficaram brancas nas quais foram aplicados alguns vinis com imagens ilustrativas da atividade da zona, quadros e LCD’s. O teto é composto por vigas em madeira escurecida.
Consegui fazer o reaproveitamento de alguns equipamentos existentes no armazém. Mantive as estruturas de prateleiras em alumínio branco e mandei fazer outras idênticas para que houvesse uma homogeneidade ao nível dos elementos de mobiliário. Quanto às paletes existentes, foram recicladas. Umas para a colocação das botijas para o mergulho e outras para a colocação dos esquis aquáticos.
A iluminação das janelas existentes não sendo desadequada quanto à sua localização, foi complementada com iluminação geral e localizada em vários pontos da loja. Optei por colocar iluminação em cada uma das zonas, na zona do balção e na zona de acesso aos wc’s. Optei por um modelo que parece uma boia e que por ser branco e circular, espalha a iluminação. O fato de as paredes, os moveis e as estantes serem brancas e algumas em vidro e não serem em grande quantidade, não constitui obstáculo à difusão da
iluminação.
Em todas as zonas foi colocado um banco em forma de prancha e uma estante/banco, que permite ao lojista utilizar para colocar roupa ou outros acessórios, ou ser utilizado para os clientes se sentarem. Cada uma das zonas também é delimitada por um tapete em tons de cinzento.
Foram colocados dois expositores com a forma de velas, prateleiras em vidro e cordas. Um na entrada da loja e outro na zona de “lazer do cliente”. Estes expositores destinam-se a exposições sazonais, promoções, novidades, saldos,…
O balcão foi colocado no centro da loja de forma a ter uma visão geral da mesma, ser mais interativo com o cliente e atrativo do ponto de vista decorativo. As vias de circulação estão garantidas. Não há obstáculos à emergência, sobreposição de elementos, nem
saturação visual.
Coloquei uma divisória em madeira recortada, pintada de branco para dificultar a visibilidade aos provadores sem lhe retirar iluminação e dando uma estilho decorativo bastante atraente.
Os manequins da entrada destinam-se a apresentar as novidades, tendências, promoções,…
Uma vez que a loja se encontra numa zona de praia foi possível criar um espaço exterior com espaços diferenciados de convívio.