Joalharia Dubai

Um Centro Comercial situado numa zona luxuosa quer decorar uma loja que será uma joalharia. A loja tem uma montra virada para a rua e a outra virada para o interior.

A paleta de cores escolhida foram os tons de cinzento de forma dar seriedade e classe ao espaço, conjugados com tons de rosa claro e apontamentos de roxo nos pequenos elementos decorativos. O branco para o chão e para as mobílias e o dourado para os expositores, combinam com os tons de rosa, roxo e cinzento, de forma a conferir à loja a necessária distinção e luxo que se pretende.

Para a rua a montra foi dividida em duas secções horizontais, a inferior uma estante em madeira lacada de cor prateada. O tampo do móvel foi totalmente forrado com um veludo num tom cinzento mais escuro. Para dar mais elegância à estante dei-lhe textura com a colocação de ripas de madeira pintadas da mesma cor, em formas geométricas, discretas para não desviar o olhar do cliente do tampo do móvel onde estão as peças da joalharia, mas cativar e chamar a atenção para um pormenor de requinte que rapidamente direcione o seu olhar para o local desejado.

A altura do móvel é de aproximadamente 110/130cm de forma a ficar à altura do peito e com os expositores a permitir que as peças de joalharia fiquem à altura do olhar.

A montra situada no interior do Centro Comercial é toda de vidro e composta por vários nichos quadrados em acrílico transparente sem qualquer tonalidade. Estes nichos estão desnivelados, uns assentes em pés vindos do chão e outros suspensos. Ambas as estruturas de suporte são em metal dourado.

Pretendi dar um estilo moderno, cosmopolita, com a utilização de estruturas e espaços tridimensionais por onde o cliente é levado a uma descoberta quase que sensorial de beleza e arte. Os nichos desnivelados levam o cliente à procura, à curiosidade e á mobilidade. Corta com as tradicionais joalharias estanques. No interior o conceito será idêntico com a utilização dos nichos.

O pavimento é em mármore carrara com veios cinzentos e pretos e todos os móveis são brancos.

Para os móveis optei por utilizar um branco com um ligeiro tom de cinzento, para criar alguma nuance com o pavimento, bem como fazer a ligação com os restantes elementos decorativos que são em tons de cinzento, nomeadamente a estante, o tampo da estante, os expositores das joias, as bandejas, o restante mobiliário como as cadeiras, puf, poltronas e candeeiros.

Os candeeiros são por cima dos balcões e de cor branca. Desta forma não dificultam a mobilidade dentro da loja e nem ocupam espaço. A iluminação localizada e geral é LED de forma a criar ambiente e a não provocar sombras indesejáveis. Esta iluminação é regulável em intensidade e acendem-se por secções.

A iluminação das montras faz-se com a utilização de projetores que, não estando visíveis ao cliente, estão posicionados de forma a iluminar as peças em destaque. Estes projetores são reguláveis em alturas e direção.

Nas paredes entram os apontamentos de rosa e de roxo e lilás. São em papel de parede com revestimento 3D. Este efeito cria um espaço convidativo.